Muitos investidores já cometeram muitos erros. Isso ocorre principalmente com o investidor iniciante! Mas, como você pode evitar erros sendo um investidor iniciante? Precisamente, aprendendo com os erros de outros investidores.
Portanto, para lhe ajudar com isso, preparamos este nosso artigo de hoje, com os 3 principais erros de um investidor iniciante. Confira!
Investidor iniciante: 4 erros comuns por parte dos investidores!
Erro número 1: Começar a investir sem um plano
O que quero dizer com plano para um investidor iniciante? Isso é literalmente um pedaço de papel, no qual, você deve organizar várias coisas consigo mesmo, tais como:
- Qual é o meu horizonte de investimentos?
- Qual é a minha estratégia de investimentos?
- Qual é o meu apetite por riscos?
Erro número 2: Não diversificar os investimentos
Quando você começa a investir, geralmente não tem uma quantia enorme de dinheiro. Mas, mesmo assim, é importante evitar comprar posições muito grandes em um número limitado de ações.
Portanto, como investidor iniciante, espalhe seus investimentos por setores. Para isso, tente criar um portfólio com pelo menos 10 a 15 ações, nenhuma das quais deve conter mais de 10% do valor total.
Se você não quiser, tem ambição ou tem a oportunidade de criar seu próprio portfólio, opte por fundos de investimentos amplamente difundidos. Isso é melhor do que o seu próprio portfólio, composto por duas ou três posições.
Erro número 3: Ser muito afobado
É sabido pela terapia comportamental econômica que as pessoas respondem muito mais fortemente a uma perda do que a um lucro da mesma magnitude. De fato, a perda dói cerca do dobro da mesma quantidade de lucro que produz prazer.
Portanto, perder 100 reais causa tanta dor quanto o lucro de 200 reais dá de prazer. Isso é chamado aversão à perda. Um efeito relacionado entre os investidores é o “efeito disposição”.
Essa é a tendência das pessoas a vender ações lucrativas rapidamente para evitar possíveis perdas. Entretanto, se você mantiver as suas posições, depois de alguns meses turbulentos, suas ações irão voltar ao mesmo preço e você não perderá nada!
Erro número 4: Não ter paciência suficiente
Na mesma linha do erro anterior, quando você, às vezes, espera muito tempo para negociar, por exemplo, em uma posição altamente prejudicial, você também pode agir rapidamente.
Por exemplo, pense na seguinte situação como investidor iniciante: Você realmente fez uma análise sobre determinada ação, sendo que, quase todos os sinais são verdes. Você quer comprar.
Então, você coloca uma ordem limite, acompanhando de perto o preço das ações. A ação sobe, que é uma confirmação da sua preparação. Entretanto, a ordem de limite não decaiu e o preço está subindo, sendo que, você não comprou a ação.
E agora? Você está perdendo a chance de uma pechincha? Você deve ajustar a sua ordem limite? Reconhecível? Neste caso, saiba que na maioria das vezes, o preço das ações cairá abaixo do limite novamente nos próximos dias ou semanas, após o qual a compra será executada.