A maioria das pessoas não é encorajada a se tornar investidores porque acreditam erroneamente que é preciso muito capital, que devem ter conhecimentos avançados de economia e finanças, ou simplesmente, porque investir pode ser uma atividade arriscada.
A verdade é que para começar a investir não é necessária uma grande quantia de dinheiro, nem ter conhecimentos técnicos financeiros.
Mas é preciso ter em mente algumas dicas para ter sucesso nessa área.
Como se tornar um investidor inteligente?
Conheça-se a si mesmo
A maioria das pessoas geralmente segue o conselho de um amigo ou familiar. Então, a experiência de investimento torna-se genérica e, por não ser personalizada, já não se ajusta às necessidades e características únicas de cada um.
Este é um erro típico que você resolverá procurando o aconselhamento de profissionais que têm o conhecimento para lhe oferecer um portfólio sob medida; eles são treinados para propor soluções, entendendo suas necessidades e objetivos de investimento.
Investir é conservar o poder de compra e não guardar o capital
Os melhores investidores do mundo sabem que para ter sucesso no campo financeiro deve-se procurar preservar o poder de compra dos investimentos, ou seja, que os retornos superem a taxa de inflação de forma consistente.
No mercado de ações, os rendimentos e as condições económicas são constantemente ajustados à taxa de inflação e outros fatores económicos, de modo que o capital investido consegue manter o seu poder de compra.
Em vez disso, numa conta poupança ou conta corrente, o banco só guarda o dinheiro em troca de um determinado retorno.
O banco não procura preservar o valor do poder de compra do capital dos poupadores. Então, geralmente se cumpri o ditado de que o maior risco é não querer correr nenhum risco.
A lei fundamental dos investimentos é administrar o risco
Os investidores de sucesso sabem disso: sem risco não há lucro; esta é a verdadeira lei fundamental de todo investimento.
A lógica é que qualquer pessoa que invista assumindo um risco maior deve ser capaz de esperar que, com o tempo, esses investimentos gerem um retorno maior do que outros investimentos alternativos com baixo risco e que, portanto, prometem menos lucros.
A melhor maneira de alcançar lucros a longo prazo é investir com especialistas que procuram um retorno maior às opções alternativas de poupança.
Ser investidor é muito mais rentável e benéfico do que ser apenas um poupador.
Para melhorar os lucros e reduzir o risco, os fundos de investimento tendem a diversificar os seus investimentos, diversificar moedas, comprar ativos de curto, médio, longo prazo, etc. Desta forma, o capital dos investidores é protegido.
Comprometa-se
Pode parecer óbvio, mas às vezes esquecemos que não há como ganhar dinheiro sem esforço, compromisso e paciência.
Os ganhos de curto prazo não são sustentáveis e podem representar um risco elevado.
Ser paciente, aumentar constantemente os saldos de investimento e procurar aconselhamento especializado são elementos-chave para ter uma boa experiência de investimento.