Como se tornar um bom líder?

líder

Você quer se tornar um líder respeitado, mas não sabe por onde começar? Você trabalha em uma empresa e se pergunta como ser um bom líder? 

Se você respondeu a qualquer uma das 2 perguntas com um sim, você está interessado neste artigo. 

Com este post, não só queremos oferecer a você uma visão global de quais são as principais características de um líder, mas também um guia para que você saiba como iniciar sua carreira em direção à liderança. Disposto a subir ao topo? Vamos lá!

As 13 características que definem um bom líder

Então, quais são as verdadeiras características definidoras de um líder? Uma pessoa pode ter muitas qualidades, mas para se tornar uma referência, ela deve possuir atributos muito variados. Especificamente, deve ter pelo menos estas 13 características:

  • Autoconfiança: isso não implica falta de humildade. Mas se surgir uma situação de crise, o líder deve ter autoconfiança suficiente para ser capaz de tomar decisões sem hesitação.
  • Capacidade de tomar decisões: indissoluvelmente ligada à anterior. Não é que ele só seja capaz de decidir, ele também deve ter julgamento ao fazê-lo. Muitos chefes tomam decisões arbitrárias que a equipe não compartilha ou respeita.
  • Comunicativo: é impossível que haja um bom líder que não seja comunicativo. O líder precisa se comunicar com eles para saber tudo o que acontece. Você também precisa saber como transmitir as motivações que tem ao tomar certas decisões.
  • Autocontrole emocional: é uma pena, mas muitas pessoas nunca se tornarão bons líderes por esse motivo. Um líder não pode enlouquecer ou perder o controle por si mesmo. Não importa qual seja a situação, você deve ser capaz de agir sob pressão.
  • Trabalhando mais do que outros: este ponto é curioso porque muitas pessoas visualizam o líder como uma pessoa que trabalha pouco enquanto sua equipe está se desdobrando. A realidade é que deve ser o oposto. O líder deve ser sempre aquele que mais trabalha e aquele que mais ajuda os outros quando eles estão sobrecarregados.
  • Planejamento e organização: gerenciar uma equipe implica ter habilidades para coordenar pessoas. Você deve controlar todo o processo o tempo todo.
  • Carismático: talvez seja a característica de um líder mais conhecida. Todos nós imaginamos o líder como uma pessoa sorridente e persuasiva.
  • Agradável e educado: é a pessoa que representa a equipe e todo o seu trabalho, por isso é importante que ela tenha um espírito e seja capaz de se relacionar livremente.
  • Empático: essencial também, especialmente quando se trata de entender os membros da sua equipe. Para tirar o máximo proveito do grupo, você deve sempre conhecer o humor de cada membro.
  • Cooperativa: você deve estar sempre lá, disposto a dar uma mão.
  • Justo: em qualquer situação ou problema, você deve ser capaz de interpretar o que está acontecendo e tomar a decisão mais justa possível.
  • Responsável: se uma pessoa se torna líder, é porque ganhou a confiança dos outros. Isso significa assumir a responsabilidade por suas decisões e pelas ações de sua equipe.
  • Otimista: uma das responsabilidades do líder, embora não exclusiva dele, é manter a motivação da equipe alta. Para conseguir isso, é sem dúvida essencial que você sempre mantenha uma atitude positiva.

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Aviso de Férias Coletivas

Informamos que estaremos em férias coletivas no período de 23/12/2024 até 10/01/2025. Durante esse intervalo, nossas operações estarão pausadas e retomaremos as atividades normais a partir de 11/01/2025. Agradecemos a compreensão e desejamos a todos boas festas!